domingo, 11 de janeiro de 2015

Pudim de claras

Após utilizar 9 gemas para preparar o Crème brûlée fiquei com 9 claras e além destas eu tinha mais 3 na geladeira, normalmente eu faço com as claras uma Pavlova, desta vez quis inovar e decidi fazer um pudim de claras.
Nunca tinha tentado fazer um pudim de claras em casa, mas em um dos restaurantes que trabalhei um chef de cozinha tentou e não conseguiu, ele ficou com 1 dedo de espessura após esfriar. Sempre pensei que se ele que era chef não conseguiu imagina eu...
No caderno de receitas da minha sogra tem que para cada clara você utiliza 1 colher de sopa de açúcar refinado e ela me disse que o segredo do pudim é bater muito as claras. Já no site Panelinha eles colocam 1 xícara de chá de açúcar para cada 5 claras, fiquei com esta opção e acrescentei as raspas de limão da minha sogra. 
Fiz a calda direto na forma de pudim com 1/4 de xícara de chá de água e 3/4 de xícara de chá de açúcar e aconteceu um fato super engraçado,  fervi demais a calda e ela endureceu no fundo, tive que voltar para o fogo com um pouco de água. 
Adoro a leveza deste pudim, ele parece uma nuvem!!! 

Vamos a receita!!

Ingredientes

12 claras
2 1/2 xícaras  de chá de açúcar refinado 
Raspas de 1 limão
1 pitada de sal

Bata as claras em neve com uma pitada de sal até obter picos firmes, sem parar de bater acrescente aos poucos o açúcar refinado e por último as raspas de limão. Coloque na forma de pudim com a calda no fundo. Asse em banho Maria por 1 hora e 35 minutos ou até o pudim ficar dourado. Deixe esfriar dentro do forno sem abrir. Desenforme na hora de servir. 

O pudim pode ser servido puro ou com crocante de castanhas por cima, como eu tinha um crocante de amendoim em casa, finalizei com ele. Fiquei muito orgulhosa do meu primeiro pudim de claras!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário