terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Bolo de amêndoas

A receita de hoje foi retirada do livro " Mestre-Cuca Larrousse. Sabe aqueles livros de receita que nós temos, abrimos, folheamos e nunca fazemos nada dele? A minha história com este livro é esta! Até que um dia eu estava sem fermento em casa, queria fazer um bolo e resolvi conhecer as receitas de bolo do pobre abandonado que estava no maleiro do armário.
Para minha alegria as receitas de bolo dele não levam fermento e são bolos leves, fofos e macios. A de hoje eu já fiz 3 vezes, com nozes, com avelã e hoje com amêndoas. Quando utilizei nozes e avelãs, eu comprei elas inteiras e triturei no mixer, deixando a farinha mais grossa, o bolo fica menos delicado mas com sabor mais intenso. O de nozes eu recheei e cobri com ganache de chocolate.
A receita leva licor Grand Marnier, que é um licor de laranja com conhaque, você pode usar outra bebida, eu usei 50 ml de suco de laranja neste, no de nozes usei o Nocello e no de avelã eu usei rum.

Vamos a receita!

Ingredientes

150 g de manteiga em temperatura ambiente
150 g de açúcar
100 g de amêndoa moída (ou a castanha que você tiver em casa)
3 ovos
100 g de farinha de trigo
1 pitada de sal (se você utilizar a manteiga sem sal)
 1 cálice de licor Grand Marnier  (usei suco de laranja)

Pré aqueça o forno a 180º. Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, incorpore a amêndoa moída. Adicione os ovos um a um sem parar de bater. Acrescente a farinha de trigo e o licor e bata mais 2 minutos. Unte e enfarinha uma forma de bolo. Despeje a massa por cima. Asse por 50 minutos ou até o bolo ficar dourado e ao espetar o bolo com a faca, ela sair limpa.

Bom apetite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário