quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cuscuz marroquino

O cuscuz marroquino é um prato tradicional do norte da África (Marrocos, Argélia e Tunísia), feito a partir do trigo grano duro (ele pode ser feito de outros cereais , mas o que consumimos no Brasil é este). Aqui em Belo Horizonte encontramos no supermercado Verde Mar o tradicional e o integral que é mais escuro, possui sabor diferente (mais forte) e tem os grãos maiores.
É um prato fácil e rápido de fazer que impressiona os convidados. Ele serve como acompanhamento de carnes vermelhas ou brancas e para os vegetarianos pode ser servido como prato único. Existem várias receitas e a mais tradicional é com legumes. Quando vi esta receita no livro "Comidas rápida e Saudável da Seleções Reader's Digest" tive logo vontade de fazer pois ela é diferente da maioria que a gente vê por aí. No livro eles apresentam o cuscuz como um " maravilhoso pano de fundo para legumes crus ou levemente cozidos no vapor". Não dá vontade de fazer?
Fiquei encarregada da salada e quando apresentei o prato a primeira frase que escutei foi " o Marrocos não me traz boas lembranças", isto porque o Clube Atlético Mineiro perdeu uma semi-final de um campeonato mundial de futebol, comecei a rir. Espero que a partir de agora ele lembre do Marrocos porque ele tem um prato delicioso!
Eu adaptei a receita para  minha realidade, não coloquei, por exemplo, a pimenta malagueta para que as crianças pudessem comer. Troquei os aspargos por vagem rasteira e queijo feta por mussarela de búfala por uma questão de custo.

Vamos a receita!

Ingredientes

230 g de cuscuz
300 ml de caldo quente de legumes
170 g de aspargos cortados ao meio (usei vagem rasteira)
1 abobrinha grande cortada em palitos finos
1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
30 g de amêndoas em lascas torradas (coloque na frigideira e deixe dourar)
20 folhas de hortelã bem picada
170 g de queijo feta
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de suco de limão
Raspas de 1 limão
1 dente de alho bem picado
1/2 colher de chá pimenta malagueta seca e triturada
Sal e pimenta do reino a gosto

Numa tigela grande coloque o cuscuz e cubra com o caldo quente, deixe de molho até absorver todo o líquido. Cozinhe a vagem e a abobrinha resfriando-as logo em seguida na água fria e reserve. Passe o pimentão rapidamente na água quente e logo em seguida resfrie na água fria. Afofe o cuscuz com o garfo até ficar bem solto. Tempere com as raspas de limão, suco de limão, azeite, sal, pimenta do reino, hortelã e o alho. Acrescente o pimentão, a abobrinha, a vagem e o queijo, misture delicadamente.  Finalize com as amêndoas torradas.

Fica bem bonito!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário