sábado, 31 de janeiro de 2015

Fusilli ao creme de Girolles

Esta semana assisti ao filme "Sabores do Palácio" que conta a história de Hortense Laborie, baseada na história real da chef de cozinha Daniele Mazet-Delpeuch, uma chef de cozinha muito bem conceituada em seu meio que é indicada pelo Ministro da cultura da França para ser a Chef de cozinha de François Miterrand.
Um fato que me inspirou na receita de hoje foi a utilização dos cogumelos frescos Girolles e Morilles em suas receitas. Eu não havia experimentado estes cogumelos, mas já os tinha visto para vender no supemercado em duas versões: em conserva e desidratados.
O livro Mestre Cuca Larrousse fala um pouquinho deles. As Girolles ou Chanterelles são muito utilizados na França e como são muito frageis  a importação do produto fresco não é simples . As Morilles dão na primavera, e como é um tipo de cogumelo muito raro e caro são servidos como acompanhamento. Eu escolhi usar o Girolles em conserva, mas caso você escolha o seco deixe hidratar por 30 minutos, agite o cogumelos na água para eliminar possíveis sujeiras, e se desejar usar a água, coe em um coador de papel.
O Girolles possui sabor bem delicado e sutil, cor dourada e textura macia sem ser escorregadio como o shitake ou shimeji.
Além dos cogumelos frescos Girolles ou Chanterelles e Morilles ela usa em mais de uma cena trufas negras. A trufa negra é um fungo silvestre que brota nas raízes de árvores como carvalho e avelã. As de Périgord, onde está localizada a fazenda de Hortense, são as mais desejadas Com sabor intenso e único é uma verdadeira iguaria. Ela prepara uma torrada para o Miterrand com lâminas sobrepostas de trufas, que foram colhidas em sua fazenda, que é de dar inveja em qualquer chef. A trufa é um dos ingredientes mais caro da alta gastronomia, o quilo pode custar de 1.000 a 3.000 dólares.

Vamos a receita!!

Ingredientes

200 g de fusilli
1 vidro de Girolles em conserva
1/2 cebola batidinha na faca
200 ml de creme de leite fresco
1 colher de sobremesa de endro
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de espumante (ou vinho branco, sempre lembrando de usar vinho de boa qualidade, de preferência o que estiver bebendo)
Sal a gosto

Cozinhe o macarrão de acordo com a embalagem. Em uma frigideira doure a cebola e acrescente os cogumelos escorridos, refogue por 3 minutos. Acrescente o espumante e deixe evaporar. Coloque o endro e o creme de leite. Deixe ferver por 1 minuto e misture o macarrão, envolvendo toda a massa no molho. Salpique com queijo Grana Padano e sirva. Rende 2 porções.

Caso queira uma receita mais leve substitua creme de leite por 200 ml de leite desnatado e 1 colher de sobremesa de farinha de trigo. Quando a cebola estiver dourada acrescente a farinha de trigo e os cogumelos e refogue por 3 minutos. Depois que o champanhe evaporar coloque o leite.



Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário