domingo, 11 de janeiro de 2015

Bolo do interior de Minas

Passei a semana do Natal no interior de Minas, e todas as vezes que vou para lá ganho entre 1 e 2 quilos. O motivo: rosquinhas de nata, bolos e pães feito em casa. Tudo com leite integral e fresco, banha e manteiga. 
O livro de receitas da minha sogra é incrível! Ele tem índice, as receitas tem o nome da pessoa que criou ou passou a receita para ela, além da data que isto aconteceu. Achei isto tão cuidadoso e carinhoso! Enquanto eu folheava o caderno ela ia me dizendo quando fez a receita pela primeira vez (1963, 1980...).
A receita de hoje é do bolo da Maria Judith, uma doceira da cidade que hoje tem mais de 80 anos. Ele é feito com margarina, o que aqui em casa é um problema, pois, só compro manteiga. E está amarelinho porque usamos ovo de galinha caipira.
Este bolo é super fofo e leve! É de comer de joelhos!! Enquanto está assando a casa fica com um cheiro delicioso, para mim cheiro de interior de Minas!
Vamos a receita!

Ingredientes

200 g de açúcar
200 g de margarina  
300 g de farinha de trigo
150 ml de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos
Raspas de limão 
1 colher de chá de essência de baunilha

Pré aquecer o forno a 180 graus. Untar e enfarinhar uma forma retangular de 20/30 cm. Bater os ovos com o açúcar até ficar cremoso. Acrescentar a margarina, a farinha de trigo e o fermento sem parar de bater. Ainda batendo acrescentar o leite, raspas de limão e essência de baunilha. Levar para assar até ao introduzir o palito este sair limpo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário