domingo, 11 de janeiro de 2015

Bolo de maçã para o Réveillon

Esta semana assisti ao programa Cozinha Prática da Rita Lobo e ela estava ensinando a fazer um bolo judaico para o réveillon. Os judeus tem como ritual comer maçã mergulhada no mel na esperança de ter um ano novo mais doce. 
Fiquei pensando que nunca desejei isto e também nunca vi esta felicitação em nenhuma mensagem de ano novo. Mas para o próximo ano este é um desejo... Conviver com mais pessoas doces, que querem o bem para o próximo e emanem esta energia ao ponto de ser perceptível, pessoas delicadas em suas atitudes e palavras, pessoas que conseguem se colocar no lugar do outro com o coração, pessoas que sejam doces com elas mesmas, pessoas que sejam doces na sua rotina diária e que consigam ver  a beleza e a importância da simplicidade da vida.
Este bolo é bem legal para quem tem alergia ou intolerância a leite, basta trocar a manteiga da cobertura por margarina ou o próprio óleo de soja. 
Fiz algumas alterações como trocar o damasco por ameixa preta e o óleo de soja por óleo de amendoim, pois já tinha em casa estes produtos. O chá eu troquei porque tenho em casa um chá de camomila, mel e baunilha da Twings que não consigo beber por causa do cheiro, me da enjoo na mesma hora, tenho a sensação que vou tomar perfume. Quando vi que o bolo levava chá vi uma chance de dar utilidade para este.
A Rita Lobo deu uma dica super bacana, untar a xícara que vai usar para medir o mel com óleo, desta forma o mel desliza todo da xícara.
Vou servir o bolo com sorvete de creme mas acredito que ficará delicioso com chantilly.
Vamos a receita para um ano novo mais doce.

Ingredientes para o bolo

2 e 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de chá de canela
2 colheres de chá de fermento
1 maçã verde grande
6 damascos (usei 6 ameixas preta)
2/3 de xícara de chá de nozes
4 ovos
2/3 de xícara de chá preto forte (usei o de camomila, mel e baunilha da Twings)
1 e 1/3 de xícara de chá de açúcar
2/3 de xícara de chá de mel
1 xícara de chá de óleo (usei de amendoim)

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com óleo, espalhando com o papel-toalha, e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de 24cm de diâmetro.
Passe pela peneira a farinha de trigo, o chocolate em pó, o cacau em pó, a canela em pó e o fermento em pó. Misture delicadamente e reserve.
Prepare as frutas: corte a maçã em quatro partes, descarte as sementes e, usando a casca para proteger os dedos, rale na parte grossa do ralador (e descarte a casca). Pique os damascos e as nozes. Reserve.
Na batedeira, bata os ovos até começar a espumar. Continue batendo em velocidade baixa e junte o açúcar aos poucos. Aumente a velocidade e bata, por cerca de 3 minutos, até a mistura ficar bem pálida.
Junte o mel e o óleo e bata apenas para misturar. Reduza a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos e peneirados, alternando com o chá preto.
Pare de bater e misture as frutas com uma espátula. Transfira a massa para a forma preparada e leve para assar por cerca de 45 minutos. Espete um palito no centro da massa; se sair limpo, está pronto.


Ingredientes para a cobertura

3 maçãs verde
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1/3 de xícara de chá de açúcar
1/3 de xícara de chá de mel
1/2 colher (chá) de canela em pó

Lave, seque e corte as maçãs ao meio. Descarte as sementes e apoie a parte cortada na tábua. Fatie fino cada metade.
Numa frigideira larga ou panela média, junte a manteiga, o açúcar e as fatias de maçã. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que as maçãs fiquem macias.
Baixe o fogo, adicione a canela e o mel e misture delicadamente. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Com um garfo, distribua as fatias de maçã sobre o bolo. Por último, regue com a calda que restou na frigideira. 



Um ótimo ano novo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário