segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Bolo de banana

Gosto muito de bolo de banana, mas ainda não encontrei a receita para chamar de minha. A de hoje não é diferente! Este bolo não tem a textura que eu esperava. O bolo pode ser fofinho como o do interior de Minas, mais seco como uma broa de fubá, um pouco úmido como o bolo de Natal ou muito úmido como um brownie. A textura deste não é nenhuma destas citadas, mas sim, uma massa elástica, parece mais um pão.
Esta receita de bolo de banana é do livro Comidas Rápidas e Saudaveis da Seleções Reader's Digest e tem a seguinte apresentação: "Rápido e fácil de preparar, este bolo, com gosto de "quero mais", é um lanche saudável para as crianças, até mesmo na hora do recreio. É melhor quando preparado com bananas bem maduras e, portanto, uma boa forma de aproveitar aquelas que estão há algum tempo na fruteira."
Além desta apresentação tem um comentário que este bolo contém menos açúcar que um bolo de banana convencional. Na verdade ao fazer a receita eu percebi que não tem menos açúcar, quando você pesa os 50 g de açúcar mascavo indicado na receita é equivalente a 1 xícara de chá o que não é pouco, é uma quantidade normal para um bolo.
Quando penso em banana lembro imediatamente em mel e aveia, o que nos dá a opção de enriquecer nutricionalmente o nosso bolo com fibras e sais minerais. O livro sugere também acrescentar nozes e iogurte para transformar a receita em muffins de banana, mas prefiro não arriscar.
Não basta ter a proposta de light, como eu disse no post do suco verde, tem que ser gostoso também! Assim que encontrar uma receita maravilhosa e rica nutricionalmente de bolo de banana publicarei aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário