segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Chutney de manga

Chutney é uma geléia agridoce de origem indiana preparada a base de açúcar, vinagre, cebola, especiarias, frutas ou vegetais. Algumas receitas levam pimenta e outras não, mesmo que algumas pessoas não gostem acredito ser indispensável a pimenta em um prato de origem indiana. Não precisa ser forte ou muito, como os pratos da India, mas faz toda diferença a presença do sabor picante.
O chutney pode ser de manga, abacaxi, maçã, carambola, banana, cebola roxa, tomate e tudo mais que sua imaginação permitir. O que vamos preparar hoje é chutney de manga que acompanha bem pratos a base de frango, suínos e peixes e também pode ser servido com pães.
Não precisa ser nenhum gênio da cozinha para preparar um chutney, é muito simples, o trabalho é apenas picar os ingredientes. Que no meu caso deu mais trabalho, pois usei manga Ubá, aquela manga pequena e redonda que não tem fios. Estive em um sitio e minha mãe apanhou um saco de mangas, a idéia de preparar um chutney foi da minha cunhada!

Vamos a receita!!

Ingredientes

3 xícaras de manga picada em cubos de 1 cm
1/4 de pimentão vermelho picado em cubinhos (o menor que conseguir)
1 cebola pequena picada no mesmo tamanho do pimentão
1 pau de canela
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
1 dente de alho batidinho na faca (não esprema)
2 pimentas malaguetas em conserva batidinha na faca
1 colher de chá da sal
1/4 de xícara de vinagre de vinho branco
1/4 de xícara de água
1/4 de xícara de uva passa
1/4 de xícara de açúcar

Misture todos os ingredientes em uma panela e tampe, deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não agarrar no fundo. Esterelize os vidros em que for guardar (usei os esterelizador de mamadeiras, caso não tenha ferva os vidros e as tampas por 5 minutos). Espere o chutney esfriar por completo para tampar os vidros e guardar na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário