domingo, 11 de janeiro de 2015

Ceia de Natal - Salada de frango defumado

A descendência italiana deixou em mim a característica forte de adorar uma festa de família. Minha família comemora tudo... Este ano tivemos até um café da manhã seguido de almoço para comemoração do dia das crianças. Organizado pela minha mãe, que é uma quitandeira de mão cheia, teve direito até a pula pula para criançada.
Com o Natal não é diferente... A festa começa no dia 24 e termina no dia 25! Até desistimos de comprar cerveja, estava dando muita mão de obra, fazem 4 anos que a bebida oficial é chopp artesanal.
Mas mesmo adorando isto tudo, participo da festa a cada 2 anos. E para eu não ficar muito triste, eu, meus irmãos e minha mãe fazemos uma ceia de Natal antecipada.

Este o ano o cardápio será:

Salada de frango defumado
Arroz com laranja, almeirão e nozes 
Chester com especiarias e recheio de castanha portuguesa
Pernil assado
Tiramissú
Semifredo de torrone
Cookies de chocolate da Nigella para acompanhar o café espresso

Hoje vamos conhecer a Salada de Frango defumado! Sinceridade? O mais difícil desta salada é lavar a alface americana.

Ingredientes

1 frango defumado (prefiro o da Sadia, ele é menos salgado)
1 lata de abacaxi em calda
1 pé de alface americana
20 unidades de uva sem caroço
200 g de creme de leite ou quanto baste 
1 colher de sopa de maionese
Pimenta do reino

Desfie o frango defumado em pedaços não muito pequenos, descartando a pele (caso deseje, não descarte os ossos, eles são a base para um caldo maravilhoso). Escorra e pique o abacaxi em calda. Lave as folhas da alface americana e pique em fatias finas. Lave as uvas. Misture todos os ingredientes e acrescente a maionese e o creme de leite aos poucos, utilize os suficiente para incorporar os ingredientes, tempere com pimenta do reino moída na hora. Esta salada realmente não leva sal, o sal do frango defumado já é suficiente.

Espero que goste!!! A combinação dos sabores e texturas é perfeita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário