domingo, 11 de janeiro de 2015

Ceia de Natal - Entradinhas

Todas as vezes que recebo visitas deixo a mesa posta e as entradinhas montadas, primeiro porque as pessoas já se sentem acolhidas e segundo porque o aparador ou a mesa de centro ficam lindas. 
As entradinhas aqui em casa são preparações bem simples, pois prefiro usar o tempo livre para preparar o prato principal e as sobremesas.
Sempre sirvo castanhas e frutas secas que em vasilhas transparentes ou coloridas ficam super charmosas, usar vasilhas de alturas e materiais variados faz toda a diferença.



Para a ceia de Natal antecipada as entradinhas foram:

  • Pão de abobrinha
  • Pão de figo turco e avelã 
  • Pão de parmesão (todos os pães são da Cumpanio)
  • Tâmaras seca sem caroço
  • Figo turco (se optar pelo grande pique em quatro) 
  • Morangos glaceados (super bonitinhos e gostosos)
  • Castanha de caju
  • Amêndoas  salgadas e defumadas
  • Amendoim salgado
  • Amendoim japonês
  • Pistache com casca e salgado
  • Nozes
  • Pesto genovês
  • Gremolata
  • Tapenade vegetariana


A  Gremolata e a Tapenade vegetariana são do livro Pitadas da Rita, da Rita Lobo. 
A Gremolata é um clássico tempero italiano usado no preparo do ossobuco, segundo a Rita Lobo,  que também pode ser usado no preparo de peixes ou frango. Quando acrescentamos o azeite na receita ela vira uma pastinha para ser comida com pães, massas e sopas. Foi o que eu fiz.  A pastinha fica com um amarguinho da raspa de limão que é bem gostoso.

Gremolata

Raspas de 1 limão siciliano
10 folhas de salsinha picada bem fininha
1 dente de alho picado bem pequeno (usei só 1/2 dente de alho)
Azeite

Misture todos os ingredientes e acrescente azeite suficiente para virar uma pastinha. Para 10 pessoas use 4 limões sicilianos.

A Tapenade vegetariana da Rita Lobo, diferente da tradicional, não leva anchovas, o que me agrada muito! Não morro de amores por anchova em conserva! 
Esta receita é ótima, prática (como todas as receitas da Rita), mas... Uma coisa não me agradou... Ela é muito ácida, da próxima vez que eu fizer vou trocar a colher de sopa por uma de café de suco de limão. Os convidados também acharam!

Tapenade vegetariana

1 xícara de chá de azeitonas verdes sem caroço
1 colher de sopa de alcaparras
6 nozes 
1 dente de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de caldo de limão
1 colher de chá de shoyo
Manjericão a gosto

Lave as azeitonas e as alcaparras e deixe escorrer. Pique os ingredientes em pedaços bem pequenos, coloque em uma tigela e acrescente o caldo do limão, shoyo, azeite e misture.

O Pesto é uma pasta verde de manjericão, azeite, alho, pinholes e queijo grana (ou pecorino) originário da Ligúria e segundo eles o pesto produzido na Ligúria tem um sabor realmente diferente do que em qualquer parte do mundo. 
Para o macarrão o pesto pode ser batido no liquidificador ou processador, para que fique mais homogêneo, na Itália os mais conservadores utilizam o pilão, pois, o metal oxida o manjericão alterando  o seu sabor. Eu paticularmente não gosto de bater o queijo, prefiro acrescentar ele ralado após batido.
Para comer com pão o ideal é que o pesto seja feito na faca para que fique mais granulado e se sinta os sabores dos diferentes ingredientes. Ele também fica muito mais bonito desta forma. 
Aqui no Brasil o mais comum é o pesto feito com nozes no lugar do pinhole, o que é explicado pelo preço que chega a R$300,00 o quilo. Mas o pesto pode ser feito com castanha do pará, macadâmia, castanha de caju, amêndoa... Além destas variações tem pesto de tomate seco, de rúcula com raspas de limão e muitos outros.
Não faço pesto com receita vou colocando os ingredientes e experimento, neste dia usei 1/2 molho de manjericão, 1 dente de alho, 100 g de macadâmia e mais ou menos 80 g de queijo grana, acrescentei uma pitada de sal e azeite suficiente para deixar úmido.

Espero que gostem!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário