domingo, 11 de janeiro de 2015

Crème brûlée

Hoje temos almoço em família na casa do meu irmão e fiquei responsável pela sobremesa, que é o que normalmente acontece, mas desta vez, para o meu desespero, ele escolheu o Crème  Brûlée.
O Crème  Brûlée é uma sobremesa francesa a base de gema de ovos e açúcar, cozidos no creme de leite fresco. Eu diria que é prima do Zabaione na Itália e Baba de Moça em Portugal, que também são cremes a base de gemas e açúcar.  
O porque do meu desespero é simples, quando você lê a receita do Crème  Brûlée parece ser fácil e a preparação realmente é, o difícil é assar sem ele talhar. Por isto encontramos receitas que levam amido de milho, ele tem a função não apenas de engrossar com mais rapidez como também de estabilizar a preparação.
Já que era para passar pelo desafio eu não usei uma receita com amido, aliás eu pesquisei 8 receitas (Larrousse da Sobremesa, Claudia Cozinha, Mestre Cuca Larrousse, site Panelinha, aplicativo Tudo Gostoso, site Olivier Anquier) até chegar na receita abaixo, que na verdade é mistura  de duas.
Usei as medidas do Larrousse da Sobremesa e a forma de preparo do site Panelinha, isto aconteceu por 2 motivos: o primeiro foi porque não encontrei fava de baunilha e usando essência não tinha necessidade de fazer a infusão e o segundo é porque na receita do Larrousse da Sobremesa ele não é assado em banho Maria e fiquei insegura quanto a isto, pois em 6 das 8 receitas que li eles são assados  desta forma.
Fiquei um pouco frustrada por não ter encontrado a fava de baunilha e a sorte foi que eu tinha essência de baunilha em casa, pois no supermercado só tinha extrato de baunilha de Madagascar a R$63,00/ 30 ml. Confesso que fiquei doida para trazer para casa, mas não foi desta vez!
A receita rendeu 14 ramequins médios e 6 pequenos, mas 6 ramequins médios não deram certo, acredito que seja por causa da temperatura da água do banho Maria (estava muito quente). Todos foram assados na mesma hora em três assadeiras diferentes, em 2 coloquei a mesma água, na assadeira que estavam os 6 que não deram certo foi outro caneco de água. A foto abaixo mostra os dois, o da direita deu certo e o da esquerda não!


Vamos a receita!

Ingredientes

9 gemas
180 g de açúcar refinado
500 ml de creme de leite fresco
500 ml de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
100 g de açúcar demerara (açúcar amarelado mais grosso que o cristal)

Bata na batedeira as gemas com o açúcar refinado até ficar fofo e esbranquiçado, acrescente a essência de baunilha. Desligue a batedeira e misture o creme de leite as gemas mexendo com um fouet, depois acrescente o leite. Coloque nos ramequins. Aqueça a água do banho Maria sem deixar ferver. Coloque os ramequins no banho Maria e leve para assar na temperatura mínima do seu forno se for a gás ou a 100 º C se for elétrico. Asse até o creme estar com consistência firme no centro. No meu forno levou 1 hora e 45 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve para geladeira. Na hora de servir polvilhe com o açúcar demerara e doure com o maçarico. 

Caso você não tenha o maçarico use o dourador do forno ou aqueça uma colher na chama do fogão e encoste no açúcar até ele derreter (nunca fiz isto e vi esta dica no site Panelinha da Rita Lobo, o risco de queimadura é alto, tem que ter muito cuidado).

Ele ficou assim!!!! Lindo!!!! Mas eu queria que ficasse com a consistência de um flan e ele ficou cremoso. Talvez se tivesse assado sem o banho Maria...



Um comentário: