terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Bolo de chocolate com pêra e castanha do Pará

Estava procurando uma receita para um bolo diferente, queria misturar pêra com chocolate e ainda utilizar uma castanha do Pará fresquíssima que acabei de comprar diretamente de lá. Procurei, procurei nos meus livros e não encontrei... Ou eu tenho poucos livros ou os meus são muito tradicionais!
Resolvi escolher uma receita de Bolo Inglês e acrescentar os ingredientes que eu queria utilizar. Uma boa receita de bolo inglês tem sempre três características: muita manteiga (no mínimo 200 g), uma textura maravilhosa, e é claro, ficam perfeitos com uma xícara de chá.
Escolhi a receita de  Bolo Inglês do livro Pitadas da Rita e modifiquei quase tudo. Ficou delicioso!!! Fiquei com um pouco de medo de acrescentar o café espresso pensando que ele não combinaria com a pêra, mas na verdade ele agiu como uma especiaria, foi um tempero a mais. A textura, umidade e cor do bolo ficaram perfeitas.

Vamos a receita!

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
1,5 colher de chá de fermento em pó
3 cravos da Índia triturado
Noz moscada ralada na hora (ralei uma pontinha)
1/3 de colher de chá de canela em pó
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
3 ovos
1/4 de xícara de mel
50 ml de café espresso quente
1 pêra descascada e picada em cubinhos
1 xícara de castanha do pará triturada

Peneire em uma vasilha a farinha, o cacau em pó e o fermento. Acrescente as especiarias a mistura. Bata na batedeira o açúcar com a manteiga até ficar fofo, acrescente os ovos um a um sem parar de bater. Junte o mel e bata até misturar. Desligue a batedeira e acrescente os ingredientes peneirados, misture com uma espátula (isto é para não subir muito pó quando ligar a batedeira) e depois ligue a batedeira novamente e bata por mais 2 minutos. Acrescente o café espresso quente e bata o suficiente para ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente a pêra e castanha do Pará misturando com uma espátula. Pré aqueça o forno a 180 º. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês antes de despejar a massa. Leve o bolo para assar até que ao introduzir uma faca ela saia limpa.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário