domingo, 11 de janeiro de 2015

Bolo de Natal

Ano passado consultei várias receitas na internet de bolo de Natal, inclusive encontrei algumas complicadíssimas que precisavam de 25 dias para ficarem prontas. Acabei comprando um bolo de Natal que estava gostoso ,mas, não atendeu as minhas expectativas.
Este ano resolvi procurar novamente, e consultando um livro de receitas de Trinidad e Tobago (sim, eu tenho um livro de receitas de Trinidad e Tobago, em outro post falarei sobre ele), encontrei o Trinidad Black Cake/ Christmas Cake.
Traduzi e adaptei a receitas ao que temos no Brasil, inclusive a quantidade. Ainda bem que tive o bom senso de fazer meia receita, o bolo é enorme, se tivesse feito uma receita não teria assadeira para assar, mas a receita informa que são para 36 porções. Foi distração.

Vamos a receita do Bolo de Natal que encontrei para chamar de meu!!! É fácil de fazer e delicioso!!!

Ingredientes

250 grs de ameixa sem caroço
250 grs de uva passa sem semente
250 grs de cereja desidratada
250 grs de tâmara
250 grs de amêndoa de sua preferência (usei nozes)
1 3/4 de rum (pode misturar com outra bebida, licor de cereja, laranja, vinho do Porto ou Marsala, coloquei um pouco de Marsala que eu tinha em casa)
1 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar mascavo
5 ovos
1 colher de sobremesa de raspas de laranja
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de canela em pó
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sobremesa de fermento em pó

No dia anterior coloque as frutas de molho no rum.
Unte uma forma redonda grande de 26 cm de raio e forre o fundo com papel manteiga.
Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar fofo. Acrescente o ovo um de cada vez e continue batendo, acrescente as raspas de laranja e a essência de baunilha. Ainda batendo acrescente a farinha de trigo com a canela e o fermento. Desligue a batedeira e acrescente as frutas envolvendo-as com as frutas. Asse por 1 hora a 200 graus e mais 30 minutos a 180 graus, não deixe de conferir o forno, pois cada forno tem sua particularidade. Após tirar do forno regue o bolo ainda quente com o rum que ficou no molho das frutas. O bolo fica com sabor alcoólico por 12 horas (caso não goste deste sabor ou não faça uso de bebida alcoólica, descarte esta parte da receita).

A receita original usa corante, não vejo esta necessidade, o bolo tem uma cor linda!!! A casa inteira fica com cheiro de Natal!!!

Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário