quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Salada Provençal

Depois de uma semana com feriado e dois quilos a mais na silhueta  provocados por rosquinhas de nata, pão europeu, bolo do interior, caçarola de linguiça de cordeiro e um bolo gigante de cerveja Guiness com chocolate, nada melhor que uma semana com receitas mais leves e menos calóricas.
Na segunda-feira, o jantar foi esta salada que é bem completa: a batata fornece carboidrato; o atum e o ovo, proteínas, lipideos e vitaminas do complexo B; os vegetais, fibras, vitaminas A e C, ferro e selênio.
Colorida e com diversos sabores e texturas, vale como um prato principal. O rabanete e o agrião acrescentam o sabor picante; o tomate, a cebola e o pimentão, o doce; a azeitona, o salgado , e o aceto balsâmico, o ácido. Não é uma salada rápida de fazer porque leva muitos ingredientes, mas é bem simples. A quantidade abaixo serve 4 pessoas.



Ingredientes

1/2 molho de agrião
1 pé de alface americana
2 ovos de galinha cozidos
10 batatas bolinhas partidas ao meio
10 tomatinhos cerejas
100 g de vagem rasteira
1/2 pimentão vermelho cortado em fatias finas
1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas
1 rabanete ralado em fatias finas
1 colher de sopa de salsa
1 colher de sopa de cebolinha
2 colheres de sopa de azeitonas sem caroço
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
1 dente de alho
1 lata de atum em água escorrida
Sal e pimenta do reino

Prepare o molho: em um mixer coloque a salsa, cebolinha, azeitona, azeite, alho e aceto balsâmico e triture até ficar pastoso, não precisa ficar liquido. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Lave e seque as folhas. Cozinhe a batata bolinha na água fervente com sal. Na mesma água cozinhe a vagem em pedaços de 2 cm aproximadamente. Em uma frigideira com um fio de azeite murche a cebola e o pimentão vermelho temperando com sal e pimenta e do reino. Corte a alface em tiras largas, misture com as folhas de agrião e tempere com o molho da salada. Coloque sobre as folhas, a batata, a vagem , a cebola e o pimentão após esfriarem. Disrtribua os tomatinhos, o atum e os ovos cozidos fatiados de forma harmônica e, por último, o rabanete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário