sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pão rápido

Olá!!!! Estava sumida, mas, agora voltei! Passei o carnaval no interior de Minas e trouxe algumas receitas novas para fazer em casa. Uma delas é a deste pão. 
Na verdade esta receita é um pouco estranha, porque leva fermento químico e biológico mas como ela é feita desta forma desde 1994 eu não a alterei. O fermento biológico normalmente é utilizado em pães que serão sovados para formarem a rede de glúten que envolverá o ar produzido pelo fermento enquanto os esperamos crescerem para serem assados. E as vantagens desta receita são justamente o oposto disso: o pão não precisa crescer antes e nem sovar, basta bater na batedeira com um batedor comum e colocar no forno frio.
Ele foi feito na casa da minha sogra para acompanhar uma terrine que minha cunhada fez  seguindo a receita do blog, que por sinal ficou deliciosa!
Este pão tem a textura macia e quebradiça e o sabor neutro, fica delicioso quando torrado, podendo ser consumido no café da manhã ou lanche da tarde. A receita da minha sogra sugere salpicar com alecrim antes de assar mas o que fiz foi acrescentar  queijo gouda ralado fino na massa e ficou muito bom. 



Ingredientes

3 ovos
100 g de manteiga
4 xícaras de farinha de trigo peneirada
300 ml de leite morno
1 colher de sobremesa de fermento biológico seco
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de sal
1 colher de sobremesa de açúcar

Bata a manteiga com os ovos até ficar cremoso. Acrescente o sal, o açúcar e o fermento em pó e bata até misturar. Dissolva o fermento biológico no leite morno e vire no bowl da batedeira, acrescente a farinha de trigo peneirada e bata por 5 minutos. Unte e enfarinhe uma forma de pão. Coloque o pão no forno frio com o fogo baixo. Quando o pão crescer e ultrapassar a forma aumente o fogo para terminar de assar. Quando estiver firme, pincele com gema de ovo sem tirar a forma do forno. Asse até ficar dourado. No meu forno o tempo necessário foi de 1 hora e 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário