sábado, 7 de fevereiro de 2015

Omelete assada de cogumelos

A receita de hoje é para um lanche leve; rico em proteínas, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B e pobre em calorias. Um coquetel anti anemia e pró músculos ideal para as malhadoras de plantão.
Esse prato é delicioso e apesar de ter muitos passos é bem simples de fazer. O ideal é retirar do forno e servir.
As quantidades abaixo renderam uma omelete para três pessoas.


Ingredientes

6 ovos (claras e gemas separadas)
200 g de cogumelos frescos fatiados
1 xícara de couve picada
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de queijo Grana Padano ralado
1 xícara de ricota de leite de cabra
1/4 de xícara de castanha do Pará
1 xícara de cebola fatiada
1 colher de chá de tomilho
1 colher de chá de sálvia
Pimenta do reino
Sal
Flor de sal

Triture a castanha do Pará na faca e doure na frigideira sem parar de mexer. Na mesma frigideira, refogue a cebola no azeite, acrescente os cogumelos, o tomilho, a sálvia, o sal e a pimenta do reino. Deixe no fogo até os cogumelos ficarem macios e dourados. Bata a clara em picos firmes e reserve. Pré-aqueça o forno a 190ºC. Bata as gemas até ficar esbranquiçada. Amasse a ricota com o garfo e coloque na batedeira com as gemas batendo por 1 minuto.
Desligue a batedeira e acrescente no bowl a couve, o cogumelo, metade do Grana Padano, metade das castanhas e misture até ficar bem homogeneo. Tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Coloque e um refratário untado com manteiga, salpique com o restante das castanhas e Grana Padano e leve ao forno até ficar dourado e firme. No meu forno foram necessários 40 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário