sábado, 21 de fevereiro de 2015

Caçarola de linguiça de cordeiro

A receita de hoje segundo Gordon Ramsay é para aquecer o coração e lembrar da cozinha de nossas mães e avós. Na verdade, não o vi dizendo esta frase e preparando este prato, descobri isso quando procurei a receita na internet. Quem assistiu ao programa foi a minha cunhada, que fez o prato para o jantar de segunda-feira de carnaval. Acompanhei toda a preparação e fiz a receita novamente com algumas modificações. Troquei a linguiça de pernil artesanal por uma de cordeiro, o tomilho por hortelã,  o vinho de mesa por um vinho francês de uva Merlot e o champignon em conserva por cogumelo de Paris fresco. Além disso, ela usou vinagre de maçã pois em Aimorés não se encontra aceto balsâmico e eu usei o próprio aceto. O prato é delicioso das duas formas!
Servi a linguiça com batata laminada e dourada na manteiga. O cogumelo fresco fica com textura e sabor maravilhosos,  a cebola caramelizada fica doce na medida certa e a hortelã acrescenta um frescor inesperado a preparação.
Esta receita tem uma técnica culinária que adoro e é utilizada no coq au vin e no boeuf  Bourguignon, que é encorpar o molho e terminar o cozimento da carne levando a panela ao forno.
A quantidade de linguiça uitlizada na receita serve 3 pessoas, como éramos apenas eu e meu marido sobrou um pouco. Comemos com pão francês no dia seguinte e estava delicioso. Fica como sugestão este acompanhamento.


Ingredientes

500 g de linguiça de cordeiro
1 colher de sopa de hortelã picadinha
1 colher de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
2 cebolas grandes laminadas
150 g de cogumelo de Paris fatiado
1 colher de sobremesa de manteiga
Azeite
200 ml de vinho tinto (de preferência, o mesmo que você irá beber)
Sal
Pimenta do reino

Pré-aqueça o forno. Regue o fundo de uma caçarola com azeite suficiente para grelhar a linguiça. Reserve a linguiça grelhada e na mesma panela acrescente a cebola laminada, o sal, a pimenta do reino e a manteiga. Quando a cebola estiver bem dourada e murcha, acrescente o açúcar mascavo e o aceto balsâmico e deixe caramelizar. Acrescente o cogumelo e a hortelã e refogue por mais dois minutos. Regue com o vinho. Quando começar a fervura, retire a panela do fogo, mergulhe a linguiça na preparação e coloque a caçarola no forno a 250 graus  por 25 minutos ou até o molho encorpar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário