domingo, 22 de fevereiro de 2015

Bolo de Guiness

Estava assistindo ao programa Guerra dos Cupcakes e uma das participantes fez um cupcake de cerveja preta. Fiquei muito curiosa de como seria o sabor! A primeira coisa que pensei foi utilizar cerveja tipo Malzbier, que tem caramelo em sua composição, no lugar do leite em um bolo de chocolate tradicional.
Antes de fazer o teste da minha cabeça, resolvi fazer uma pesquisa na internet e descobri que a Nigella Lawson tem uma receita de bolo de cerveja Guiness, que é uma Stout (este tipo de cerveja ao contrário da Malzbier é amarga e encorpada). Não aguentei de curiosidade e fiz a receita no mesmo dia.
Este bolo é denso e úmido como um brownie. O sabor da cerveja não é acentuado nem é um bolo doce, apesar de usarmos 400 g de açúcar. Acompanha deliciosamente um café espresso.
Apesar de eu não morrer de amores pela cobertura de cream cheese tenho que dizer que ela combina perfeitamente com o bolo. Fiz a quantidade de cobertura que a Nigella coloca na receita, mas é um exagero, usei apenas a metade. Na receita abaixo eu reduzi pela metade a quantidade de cobertura e acrescentei mais açúcar, o que sempre acontece quando uso receitas que não são brasileiras. Acredito que ou o cream cheese fora do Brasil é menos salgado ou eles gostam da cobertura mais salgada. Como não encontro o Double cream (que é um creme de leite com maior teor de gordura que não sei se existe no Brasil) a cobertura fica menos densa que a dela. A idéia da cobertura é o bolo ficar igual a um pint de Guiness.



Ingredientes

250 ml de Guiness
250 g de manteiga sem sal
75 g de cacau em pó
400 g de açúcar mascavo
150 ml de creme de leite fresco
2 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
275 g de farinha de trigo peneirada
2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180 graus . Aqueça a cerveja com a manteiga até ela derreter. Bata o creme de leite com os ovos e a baunilha. Acrescente a cerveja com a manteiga derretida. Adicione a farinha de trigo peneirando, fermento em pó e cacau em pó. Adicione o açúcar mascavo e bata por mais 2 minutos. Unte uma forma redonda com fundo removível e forre o fundo com papel manteiga. Asse o bolo até a faca sair limpa quando introduzida no meio da forma. A Nigella sugere de 45 minutos a 1 hora, mas No meu forno demorou 1 hora e 15 minutos. Espere o bolo esfriar para cobrí-lo. Caso não queira usar a cobertura, salpique com açúcar de confeiteiro

Cobertura

150 g de cream cheese
100 g de açúcar de confeiteiro
65 ml de creme de leite fresco

Bata o creme de leite fresco com metade do açúcar até o ponto de chantilly, acrescente o restante do açúcar e o cream cheese e bata até ficar homogêneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário