segunda-feira, 9 de março de 2015

Bolo de limão com gengibre

Quando vi esta receita, um mês atrás, fiquei bem curiosa pois achei a combinação de sabores inusitada para um bolo. Demorei para criar coragem porque ela leva três colheres de sopa de gengibre e por mais que eu goste do sabor refrescante e picante dele, achei muito! Não tive coragem de colocar três colheres de sopa e coloquei apenas duas, ainda bem... mais do que isso ficaria dificil para comer!
Enquanto o bolo assava , acreditei que não estava dando certo, as laterais estavam quase queimando e o centro branco parecia estar mole, mas quando coloquei a faca, para ver se estava assado, ela saiu limpinha.
Este bolo possui uma textura macia, a lateral forma um caramelo de limão e gengibre deixando o interior bem úmido, mas não é um daqueles que cresce e fica enorme e lindo!
Apesar do limão e do gengibre oferecerem um sabor refrescante é um bolo bem doce, ficou delicioso com chá sem açúcar. A receita sugere uma cobertura de uma xícara de açúcar de confeiteiro com duas colheres de sopa de leite, preferi não colocar. Fiquei pensando neste bolo com recheio e cobertura de chocolate amargo, será uma explosão de sabores: o doce do açúcar, o refrescante do limão, o picante do gengibre e amargo do chocolate!!!



Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
2 colheres de sopa de gengibre picado
2 colheres de sopa de raspas de limão
3 colheres de sopa de suco de limão
14 colheres de sopa de açúcar
100 g de manteiga
1/4 de xícara de leite

Bata o gengibre com 4 colheres de sopa de açúcar no liquidificador ou mixer até virar uma pasta. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma com furo no meio. Bata na batedeira a manteiga com o açúcar restante até ficar fofo. Acrescente os ovos e bata até ficar claro. Desligue a batedeira e coloque a farinha, o fermento, o leite, as raspas e o suco de limão e bata por mais 3 minutos. Acrescente a pasta de gengibre e bata apenas para misturar. Asse até ficar levemente dourado, ao introduzir uma faca ela deverá sair limpa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário