quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sopa de grão de bico com aspargos

O jantar de hoje foi esta sopa que é leve, deliciosa e com sabores delicados. A receita original levava basicamente aspargo, grão de bico e macarrão. Acrescentei carne, cenoura e manjericão e retirei o macarrão. Modifiquei também a forma de preparo: na receita original para engrossar o caldo parte da sopa é triturada no liquidificador; não senti essa necessidade.
O grão de bico é uma excelente fonte de fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol . A receita original utiliza grão de bico em lata, mas como não encontrei para comprar, deixei o grão in natura de molho na água por 4 horas, cozinhei na pressão por 15 minutos e retirei a casca esfregando os grãos.
O aspargo é fonte de folato, vitamina muito importante nos primeiros meses de gravidez para evitar má formação fetal. Escolha os mais finos e novos ao comprá-los, e conforme a receita informa, é muito importante que o aspargo ferva por apenas 5 minutos, pois ele dá uma crocância inesperada para a sopa.
O limão siciliano será utilizado apenas na hora de servir, uma fatia fina no fundo do prato e raspas para decorar. Aconteceu um fato bem engraçado: estava procurando o limão siciliano que comprei para a receita e não achava, quando a senhora que trabalha aqui em casa me disse que o limão havia "amarelado" e por isto ela jogou no lixo...
A sopa é bem rápida de fazer!!



Ingredientes

1 xícara de grão de bico
200 g de aspargos frescos
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 cenoura pequena picada em cubos pequenos
200 g de filé mignon em cubos pequenos
1 colher de sopa de salsa fresca
1 colher de sopa de cebolinha fresca
2 colheres de sopa de manjericão fresco
1 colher de chá de alho triturado
1 limão siciliano
Sal e pimenta do reino

Cozinhe o grão de bico conforme instrução da embalagem ou conforme orientação acima. Tempere o filé mignon com alho e sal. Em uma panela funda com um fio de azeite, coloque a cebola, a cenoura, a salsa, a cebolinha e o manjericão e deixe no fogo até a cebola dourar. Acrescente o filé e grelhe. Coloque o alho triturado e mexa para que ele misture com os demais ingredientes. Acrescente água quente suficiente para receber o grão de bico e o aspargo. Quando a cenoura estiver cozida, acrescente o grão de bico e o aspargo e deixe ferver por 5 minutos. Coloque uma fatia fina de limão siciliano no fundo do prato e sirva a sopa por cima. Finalize com raspas de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário