segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Bolo de laranja (Pão de ló)

Vocês se lembram de que no post do Bolo de Banana eu disse que um bolo feito com uma xícara de açúcar é bem comum e que ele não deve ser sugerido como um bolo "com menor quantidade de açúcar que um convencional". Pois é, a receita de hoje é de um bolo de laranja com uma xícara de açúcar e nenhuma gordura além da presente nas gemas. Ele também não contém lactose (ao untar a forma use óleo vegetal no lugar da manteiga).
Estou testando receitas para o lanche escolar da minha filha. Acho tão simples fazer um bolo que não justifica colocar na merendeira bolinho industrializado rico em gordura, conservante, sódio, corante e aromatizante. Como ela rejeita qualquer tipo de fruta in natura ou suco, farei bolos de frutas na tentativa de ela se acostumar com o sabor.
O bolo de hoje é bem diferente! Na verdade, ele se parece mais com um pão de ló. Fofinho, dourado e com aquela casquinha que gruda na mão.
Ele só não passou no teste da merendeira por causa da casquinha, a cada mordida da minha filha tive que limpar a mão dela.
Um fato interessante é que ele grudou muito na forma de teflon e não grudou nada na de aluminio. A receita pedia apenas para untar a forma com manteiga, mas enfarinhar vai facilitar bastante a desenformá-lo.
O sabor é bem neutro e possibilita várias combinações: sorvete de chocolate,  creme inglês, calda de frutas vermelhas... Ficou delicioso com ganache de chocolate!
Vamos a receita!

Ingredientes

1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de farinha de trigo
5 ovos
1/2 xícara de suco de laranja
Raspas de uma laranja

Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve com 1/2 xícara de açúcar e reserve. Bata as gemas com o açúcar restante até ficar esbranquiçado e fofinho. Acrescente o suco, as raspas de casca de laranja e a farinha e bata por mais dois minutos. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente as claras em neve. Pré aqueça o forno a 180 ºC. Unte uma forma com manteiga ou óleo e enfarinhe.
Asse até ficar dourado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário