terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bolo de iogurte e raspas de casca de laranja

Este bolo é maravilhoso! O post começou bem não é mesmo? Mas a palavra que melhor define este bolo é esta: MARAVILHOSO! Ele é fofissimo e muito saboroso!
A receita de hoje faz parte do teste da merendeira e está aprovada, a única alteração que vou fazer é comprar forminha descartável para facilitar a desenformar e congelar o bolinho. A idéia é ter bolinhos congelados de três sabores diferentes e ir variando durante a semana.
Esta receita é do livro O Grande Livro de Receitas de Claudia. Fiz duas alterações: a primeira foi substituir uma colher de chá de bicarbonato por fermento em pó. Você sabia que os dois tem a mesma função? Fazer o bolo crescer ou incorporar ar na massa. A clara em neve e os ingredientes peneirados também essa função, por isto alguns bolos não levam fermento em sua receita, mas mesmo assim são leves e fofos. A segunda alteração foi não fazer a calda e regá-lo, pois isto acrescentaria mais açúcar do que sabor e esta não é a proposta para um lanche infantil.
A receita rendeu seis bolinhos para a minha filha e um bolo maior para o café da manhã.
Vamos a ela!

Ingredientes

1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado
3 ovos
2 colheres de chá de fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 copo de iogurte natural
Raspas da casca de 1 laranja

Bata as claras em picos firmes e reserve. Bata as gemas com o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado. Acrescente a manteiga e bata por mais 2 minutos. Acrescente o fermento e bata por mais 1 minuto. Coloque a farinha de trigo, o iogurte e a casca de laranja e bata até os ingredientes ficarem bem incorporados. Desligue a batedeira e misture delicadamente as claras. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe a forma. Asse até o bolo ficar dourado.



Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário