quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sopa de Pinot Noir com frutas vermelhas

Esta receita eu vi em uma revista Gula especial sobre vinhos, ela além de deliciosa tem outras vantagens: você pode guardar na geladeira por até 30 dias em um vidro esterelizado com tampa não metálica; ela é muito versátil, serve de acompanhamento para várias preparações; é fácil de fazer e suja apenas uma panela.
Apesar do nome, esta sopa é uma ótima opção de sobremesa para o calor, pois ela pode ser servida fria  como acompanhamento de sorvete de creme, iogurte ou chocolate. Você pode usar figo e blueberries e servir com um sorvete de mascarpone, uma cheesecake ou pannacotta. No inverno sirva quente para dar o contraste com o gelado do sorvete, a sensação é deliciosa.
Quando fiz com figo, amora e blueberries mudei o nome para Sopa de Pinot Noir com frutas negras, ficou com uma cor linda! Servi com cheesecake e foi um sucesso total.
É importante acrescentar as frutas mais delicadas como amora, framboesa e blueberries nos últimos 20 minutos de fervura da preparação, o morango ou figo acrescentados antes, servem para deixar a sopa mais cremosa.
A casa fica com um cheiro maravilhoso enquanto a sopa ferve!

Ingredientes

1 garrafa de 750 ml de vinho Pinot Noir
250 g de açúcar
Suco de 1 laranja
Suco de 1 limão
1 cm de canela em pau
1 fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 kg de frutas vermelhas (hoje usei 0,5 kg de morango e 0,5 kg de amora)
Amêndoa laminada

Coloque em uma panela o vinho, o açúcar, o suco da laranja e do limão, a canela em pau e deixe ferver por 20 minutos. Acrescente o morango/ figo e ferva por mais 20 minutos. Acrescente a amora/ framboesa/ blueberries e ferva por mais 20 minutos. Coloque a amêndoa em uma frigideira e doure. Sirva a sopa no fundo de uma taça de sobremesa com o sorvete por cima e por último finalize com as amêndoas  laminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário