domingo, 11 de janeiro de 2015

Batata rösti

Ontem fez 10 anos que eu e meu marido nos conhecemos e para comemorar em plena quarta-feira precisávamos de um cardápio que ficasse pronto em no máximo 40 minutos. 
As preparações que considero mais rápidas são massas, batatas, legumes congelados, carnes grelhadas ou no caso de filé de peixe, assado (o peixe inteiro precisa de um pouco mais de tempo para assar).
Eu comprei a mais ou menos 2 anos uma frigideira para fazer batata rösti e nunca tinha usado, na verdade são duas frigideiras anti aderentes que se encaixam uma na outra e facilitam na hora de virar a batata. Então escolhi fazer para o jantar um filé de salmão assado com mel, mostarda e shoyo e para acompanhar a batata rösti.
Segundo o Wikipedia a batata rösti é um prato tradicional da culinária suíça que consiste em batata ralada fritada na manteiga ou outro tipo de gordura com ingredientes adicionais. Na receita de hoje para o bem de nossa saúde não vamos fritar, mas grelhar a batata.
As vantagens da batata rösti além da rapidez, são que podemos usar o que temos em casa como ingrediente adicional e temperar de acordo com a preferencia ou o prato principal, usei por exemplo a sálvia porque acho que combina com o salmão, mas poderia ter usado o endro que também ficaria delicioso.
Nesta receita não iremos cozinhar a batata, por isto, na hora de grelhar a batata a frigideira deve estar tampada.
Vamos a receita!!!!

Ingredientes

600 g de batata inglesa
100 g de queijo Grana padano
1 cebola média
2 colheres de sopa de azeite
3 folhas de sálvia
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino a gosto

Descasque as batatas e rale na parte grossa do ralador. Lave a batata ralada em água corrente e aperte em um pano de prato até ficar bem sequinha. Fatie fino a cebola e misture com a batata, acrescente o queijo ralado grosso, o azeite, a sálvia picadinha, o sal e a pimenta e misture. Coloque a batata na frigideira anti aderente até forrar o fundo e aperte. Tampe a frigideira e deixe grelhar por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo. Verifique se a batata já está dourada, quando estiver solte a batata do fundo da forma e vire (se não tiver a frigideira própria use um prato para ajudar a virar) para dourar o outro lado.

A batata fica assim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário